O cidadão brasileiro dispõe de alguns serviços que podem facilitar bastante alguns processos. O problema é que a falta de informação acaba impedindo as pessoas de utilizarem os recursos que tem direito.
Pensando em auxiliar estas pessoas, vamos explicar um pouco sobre o Cadastro único, para que ele serve e como você pode se inscrever. Fique por dentro de tudo lendo o texto abaixo.
O que é o cadastro único?
O Cadastro único também é conhecido como CadÚnico e é um recurso fundamental para o cidadão brasileiro. Este cadastro permite que o governo calcule algumas estatísticas sociais sobre determinadas áreas.
Mas de que forma?
Bem, quando as famílias de renda baixa se cadastram no CadÚnico passam a ter direito a alguns programas sociais como o Bolsa Família. Quando há uma grande solicitação do programa em uma região, sabe–se que a situação econômica precisa ser reavaliada.
Então, no geral, este cadastro permite que o Governo possa auxiliar você e sua família e garante que você tenha acesso a alguns benefícios. Saiba quais são a seguir:
O que ele dá direito?
Como foi mencionado, um dos principais benefícios do cadÚnico é a possibilidade de solicitar o auxílio do programa Bolsa Família. Outra grande oportunidade é o programa Minha Casa Minha Vida, que possibilita a compra de um imóvel com subsídio ofertado pela Caixa Econômica Federal.
Quem tem o cadastro também fica isento de inscrição em concursos públicos, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que distribui bolsas de estudo na rede privada e na rede pública.
Você também pode acessar a tarifa social pós o seu registro no cadÚnico. O recurso permite que você pague uma tarifa mínima pela sua conta de água e de energia. As facilidades são muitas e para aproveitar, vale a pena se cadastrar neste serviço.
Como se inscrever?
Para se inscrever no Cadastro Único é necessário reunir a sua documentação pessoa e se dirigir até um órgão responsável por este tipo de atendimento na sua região. Geralmente este órgão é o CRAS, mesma unidade em que você poderá solicitar a maioria dos benefícios citados.
Antes de ir até uma unidade com os documentos em mão, é importante verificar se você está de acordo com os requisitos do cadúnico. Apenas famílias que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa podem se cadastrar. A renda total deve ser de até três salários mínimos.